Saiba a importância de uma boa Precificação

Manter uma empresa saudável depende de uma série de coisas. Não é tarefa fácil conseguir precificar o produto ou serviço. E, uma das coisas mais importantes para manter a saúde financeira de um negócio, é manter uma boa lucratividade e também ter adesão do mercado.

Mas, para isso, é preciso ter uma estratégia e visão de como precificar seus produtos. É extremamente importante que o preço do seu produto ou serviço seja compatível com a estrutura operacional da sua empresa, além de gerar lucro, pagar as despesas, impostos e custos. Por isso, não adianta ter o preço muito baixo ou abaixo do valor praticado pelos concorrentes e não sustentar as despesas.

Também é necessário conhecer e entender como seu cliente vê e percebe seu produto ou serviço. Pois, o preço real do seu produto é o quanto o seu cliente paga por ele. E, normalmente produtos que têm uma percepção maior pelo consumidor, têm um valor mais elevado, já que a empresa entrega mais que um simples produto.

Portanto, para precificar de forma correta seu produto ou serviço, de maneira que haja lucro e as despesas sejam pagas, é necessário estar atento a três fatores, que são: Preço de Mercado, Percepção de valor / valor agregado e Preço sustentável.

Preço de Mercado
Este é o momento de estudar seu cliente e concorrentes. Pois, o preço está diretamente ligado a percepção de valor que o cliente tem do seu produto ou serviço. É preciso saber quanto o cliente está disposto a pagar e qual o preço médio dos concorrentes.

Percepção de valor / valor agregado
Nesta etapa, você precisa ter ciência de quanto seu produto ou serviço melhora a vida do seu cliente e entender como maximizar essa percepção do cliente para o valor do seu produto ou serviço. Quanto melhor for a experiência do cliente, mais ele estará disposto a pagar por isso.

Portanto, ao oferecer um produto/serviço de excelente qualidade, com atendimento diferenciado e promover a melhor experiência ao cliente, você terá um motivo para cobrar um preço maior. Por isso, existe a diferença de valor de um café de uma padaria para o café do Starbucks, por exemplo.

Preço Sustentável
Este é um processo muito importante, pois não adianta estudar o cliente e saber como ele percebe seu produto ou serviço e não ter um preço que se sustente. É preciso que o valor mantenha a operação lucrativa.

Portanto, é necessário antes de colocar o valor de um produto ou serviço, que você realize cautelosamente um estudo dos três fatores determinantes, para depois calcular exatamente o quanto cada produto ou serviço precisará custar para pagar os impostos, custos, comissões, despesas e render lucro. Desta forma, você trabalhará de uma maneira assertiva no valor do seu produto e na relação do cliente com ele e sua marca.

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Simples Nacional: fique atento com PIS e Cofins para economizar dinheiro

Ter uma empresa não é nada fácil. É preciso um planejamento adequado e uma série de cuidados. E, se seu negócio está no Simples Nacional, saiba que é possível perder dinheiro se não administrar o PIS e Cofins corretamente.

O que ocorre é que empresas optantes pelo Simples Nacional e que atuam como revendedoras, atacadistas ou varejistas podem se beneficiar da redução do valor do PIS e Cofins monofásico das vendas no cálculo do imposto.

Por isso, é preciso atenção, pois muitas empresas desconhecem ou ignoram este fato e acabam pagando imposto em duplicidade, tendo seus custos elevados e se tornando menos competitivas.

Com o devido cuidado no cálculo do PIS e Cofins, a empresa poderá ter uma economia, que somando o montante das mercadorias monofásicas, dará uma boa diferença no orçamento. Mas, isso dependerá da faixa de faturamento em que a empresa encontra-se enquadrada na tabela do Simples Nacional.

PIS e Cofins
PIS é o Programa de Integração Social, um tributo federal, com o objetivo de financiar o pagamento do seguro-desemprego, entre outros direitos dos trabalhadores de empresas públicas e privadas. Já Cofins, é a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social, para financiar áreas como Previdência Social, Assistência Social e Saúde Pública.

Regime monofásico
No regime monofásico de PIS e Cofins, a indústria é responsável por recolher o tributo da cadeia produtiva ou distribuição. Isentando revendedores, atacadistas ou varejistas da obrigatoriedade de recolher o pagamento destes tributos.

Recolhimento do imposto
Embora nos dias atuais a prestação de contas ocorra por meio de plataformas eletrônicas, ainda é preciso atenção redobrada para não efetuar pagamentos desnecessários. Pois, o preenchimento indevido pode resultar em valores maiores, além de sua empresa correr o risco de ter que tirar dinheiro do caixa para pagar o recolhimento, sem que houvesse essa necessidade.

Um alerta para as empresas que trabalham com produtos que se enquadram no regime monofásico de PIS e Cofins, é ter um controle melhor e mais eficiente sobre a comercialização destes itens, visando concentrar e apurar corretamente, para saber o que realmente deve ser declarado e pago.

As empresas que mais são atingidas por este problema, normalmente são as que comercializam uma grande variedade de produtos que se enquadram no regime de PIS e Cofins, como farmácias e postos de combustíveis.

Por isso, é de extrema importância contar com a ajuda de um profissional especializado em contabilidade para discriminar as receitas que se enquadram na tributação concentrada e realizar o recolhimento da forma correta, de modo que sua empresa não pague mais que deveria, visando gerar economia para o seu negócio.

Precisa de ajuda com a contabilidade da sua empresa? Estamos prontos para lhe ajudar. Entre em contato com a Contabilidade em Dia pelos telefones (17) 3524-4941 e 99606-0313.

5 motivos que excluem empresas do Simples Nacional

Um dos primeiros passos para se abrir uma empresa, é escolher em qual regime tributário ela se enquadra e qual é o mais vantajoso para o seu empreendimento. Mas, você sabia que existem alguns motivos em que a Receita Federal pode excluir o seu negócio do regime atual, caso sejam detectadas algumas divergências?

Em casos que a Receita Federal detecta divergências de fatores, ela emite uma notificação, que é enviada para o empresário verificar e regularizar a situação do negócio. Na ocasião, os comunicados enviados pela Receita informam quais divergências a empresa possui que a impedem de permanecer no regime.

Portanto, se você optou pelo Simples Nacional, separamos os cinco principais motivos que levam a empresa a exclusão desta tributação. Confira:

Exceder o limite de faturamento
Se sua empresa começa exceder o limite de faturamento previsto pelo Simples Nacional, de até R$ 4,8 milhões por ano ou R$ 400 mil por mês, isso significa que os negócios estão indo bem. Mas, é necessário rever o planejamento tributário e talvez mudar o tipo do regime em que sua empresa se enquadra.

Atividades não permitidas
É preciso estar sempre atento quanto a classificação das atividades permitidas e que se enquadram no Simples Nacional, pois podem ocorrer alterações, inclusões e exclusões. Por isso, mantenha-se sempre atualizado quanto as mudanças que ocorrem.

Sociedades formadas por pessoas jurídicas
Atente-se ao quadro de sócios da empresa. Se seu negócio estiver no Simples Nacional, a empresa não poderá ter pessoa jurídica na sociedade. Além disso, se o quadro societário do negócio mudar enquanto optante pelo Simples Nacional, ocorrerá a exclusão do negócio no regime tributário.

Dívidas com órgãos governamentais
É preciso muita atenção para que sua empresa não entre na lista de devedores da Receita Federal. Pois, nestes casos, o Governo emite um Ato Declaratório de Exclusão, em que a empresa tem até 30 dias corridos para procurar a Receita Federal e comprovar que houve o pagamento da dívida. Caso contrário, seu negócio será excluído do Simples Nacional e não terá como retornar a este regime.

Casos de fraude ou descumprimento de leis
A quinta causa, que é um pouco mais séria e que também exclui a empresa do Simples Nacional, ocorre se seu negócio descumprir a legislação ou ocorrer condenação por algum tipo de fraude. Nestes casos, o CNPJ do empreendimento também é excluído.

Planejamento tributário sem complicações
Faça um planejamento tributário e acompanhe mensalmente a movimentação da sua empresa, para estar ciente de que seu negócio está dentro do tributo correto e de que seu empreendimento não sofrerá nenhuma penalidade.

Está com problemas para fazer o planejamento ou precisa de ajuda para elaborá-lo? Nós podemos te ajudar. Temos uma equipe especializada e preparada para fornecer as ferramentas ideais que seu negócio precisa.

Entre em contato com a Contabilidade em Dia pelos telefones (17) 3524-4941 / 99606-0313. Atuamos com empresas de diversos portes, como micro, pequena, média e grande, em diferentes setores!

Melhore a experiência do seu cliente!

Constantemente o mercado muda e a forma como ele se relaciona com as pessoas também. Para isso, é importante estar sempre atento em como sua marca ou empresa se relaciona com o consumidor atualmente e vice-versa. Mas, você já parou para pensar como seu consumidor tem se relacionado com sua marca?

Cada vez mais as pessoas se relacionam com produtos ou serviços que geram valor para elas. As pessoas nascidas entre os anos 80 a 2000, conhecidas como Millennials, revolucionaram o mercado de compra e venda, uma vez que as propagandas não são fatores de motivação de compra para esta geração que nasceu e cresceu com a internet.

Portanto, ver um cartaz, receber um panfleto, assistir um comercial na televisão, não são motivadores de compra para a geração atual. O que faz com que as empresas impessoais não sejam a preferência desses consumidores. Daí a importância da marca estar preocupada com a satisfação do cliente com a compra e o produto.

Essa é uma geração de clientes leais, desde que percebam o diferencial da sua marca. Eles precisam se conectar de alguma forma e é importante que sintam essa experiência com o seu produto desde o primeiro contato. É preciso que sintam o diferencial da sua empresa e passem a amá-la.

Para esta geração, a opinião de outros consumidores é algo muito buscado antes de consumirem. É algo até mais importante que o preço. Os Millennials buscam informações sobre o produto, a marca, utilização, confiança e autenticidade. Por isso, é extremamente importante se diferenciar dos modelos tradicionais.

E, com essa autonomia de compra e poder do cliente, a empresa não é mais quem comanda as vendas com propagandas. Para vender, é importante conquistar o cliente com o relacionamento. Por exemplo, o serviço Uber é semelhante ao dos táxis. Porém, a diferença está na personalização da experiência. Eles cuidam do relacionamento com o cliente, visando criar uma conexão com o consumidor.

Para te ajudar a se relacionar com o seu cliente de uma maneira mais próxima, separamos algumas dicas para serem implementadas de forma imediata:

Conheça seus clientes
Saber as preferências dos seus clientes e os seus gostos ajudam a criar um bom relacionamento. Trate-os sempre pelo nome e garanta promoções especiais para os consumidores assíduos do seu negócio.

Alinhe-se com sua equipe
É importante que toda sua equipe esteja alinhada e trabalhe para o mesmo objetivo, o de proporcionar a melhor experiência para o seu cliente. Por isso, lembre-se: todos devem oferecer o melhor atendimento.

Compartilhe as experiências
Estimule trocas de experiências entre sua equipe e o produto da sua empresa. É importante que todos conhecem a qualidade do que estão vendendo. Desta forma, haverá maior precisam quando houver contato com o cliente.

Realize pesquisas de satisfação com os clientes
Ter o feedback do cliente é uma das melhores maneiras para entender o que precisa e pode ser melhorado. Por isso, é importante que esta atitude seja implementada. Insira na sua empresa questionários online ou físicos para ouvir o que o consumidor tem a dizer.

Treine sua equipe
Ter uma equipe qualificada e treinada para atender o cliente da melhor forma é fundamental. Proporcione um bom alinhamento e ajude sua equipe a expandir habilidades importantes para o dia a dia.

Em suma, é importante realizar mudanças de acordo com a necessidade que os seus clientes apontarem. Por isso, estude seus clientes. Escute seus consumidores e os entenda. Saiba o que eles apreciam e como eles compram. Tente propor uma experiência positiva, demonstrando que a opinião deles é importante para sua empresa e coloque as informações adquiridas em prática.

Esperamos ter ajudado. Caso precise de uma consultoria contábil ou reestruturação contábil, será um prazer te ajudar. Entre em contato com a Contabilidade em Dia pelos telefones (17) 3524-4941 / 99606-0313.

O que você precisa para abrir sua empresa

Abrir a própria empresa não é tarefa fácil. São necessárias muitas etapas e muita cautela para que o sonho não vire pesadelo. Mas, fique tranquilo. Nós, da Contabilidade em Dia, podemos te ajudar. Confira a seguir alguns procedimentos necessários.

Saiba que ao realizar o registro da empresa, obter inscrições, licenças e alvarás necessários para funcionar legalmente, é preciso muito cuidado, pois a falta de um desses documentos, poderá atrasar ou inviabilizar a abertura do seu negócio.

Algumas regras existentes classificam o empreendimento e cada uma delas estipula um valor máximo anual que o negócio pode faturar. Por isso, é preciso definir qual será o tipo de regime tributário que sua empresa se enquadra. Para isso, confira o passo a passo:

1 – Tenha um escritório de contabilidade
O primeiro passo é ter o auxílio de um contador. Ele vai ajudar você abrir sua empresa, organizar toda a papelada e planejar a tributação, para você ter um maior controle da gestão e das finanças.

2 – Defina sua atividade
Esta etapa é importante, pois você terá que definir corretamente a atividade que sua empresa exercerá. A definição correta ocorre com base na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), que conta com uma lista classificatória para que as empresas determinem sua área de atuação.

Esta eta é de extrema importância para que você obtenha o CNPJ. Por isso, antes de abrir a empresa é preciso ter um contador, para fazer o registro correto. Pois, ao tirar o documento para um exercício e realizar outro, você poderá sofrer com problemas de fiscalização em modo geral.

3 – Contrato social
A elaboração do contrato é uma etapa importante, pois definirá as participações de capital de cada um dos sócios, além de definir as atividades da empresa e seu funcionamento, como o modelo tributário.

Uma dica é contar com a ajuda de um contador para verificar se sua empresa se enquadrará no Simples Nacional, que é uma forma de declaração mais simples e com menos tributos a serem pagos.

4 – Separe toda a documentação
Separe todos os documentos que serão necessários, para iniciar seu cadastro. Para cada tipo de empresa, existe uma lista de documentos. É importante estar com todos eles para não haver dados incompletos ou incorretos, que tornarão o processo mais complexo e demorado.

5 – Registro na junta comercial
Este é o momento de realizar o registro na Junta Comercial ou Cartório de Pessoas Jurídicas do seu Estado. A partir daí, sua empresa existirá oficialmente. Lembre-se que este registro deve ser feito antes da obtenção do CNPJ.

6 – Alvará de localização e funcionamento
Um dos principais documentos será o alvará de funcionamento, que autoriza que você abra as portas do seu negócio. Para obter o alvará, você deverá cumprir todas as exigências da prefeitura da sua cidade.

7 – Inscrição estadual
Em alguns Estados, é possível obter a inscrição através da internet, junto com seu CNPJ, por meio de um cadastro único. Em alguns casos, é necessário fazer a inscrição antes do alvará de funcionamento. Através da inscrição estadual você recebe sua inscrição no Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

8 – Licenças e inscrições nos órgãos de regulação estaduais e municipais
Para conseguir seu alvará de funcionamento, as autorizações dos órgãos de vistoria são essenciais e dependem do ramo de atividade, local de instalação e o porte da empresa. E, em alguns casos, é preciso, inclusive, de autorização das Forças Armadas. Além disso, algumas atividades exigem a inscrição em órgãos federais, como Ministério do Turismo, Agricultura, Pecuária e Abastecimento, etc.

Em suma, você precisará organizar cuidadosamente tudo o que precisará antes de abrir sua empresa. Para isso, conte com a ajuda de um profissional especializado, para realizar de forma correta todas as etapas necessárias. Pois, ao tentar realizar sozinho, você corre o risco de gastar mais dinheiro que deveria.

Precisa de ajuda para abrir sua empresa? Nós podemos te ajudar. Entre em contato com a Contabilidade em Dia. Estamos disponíveis pelos telefones (17) 3524-4941 / 99606-0313.

Como você fideliza os seus clientes?

Hoje vamos falar um pouco sobre a importância de fidelizar os clientes e como isso pode ser feito. Não tem nada melhor que ter a positividade de uma propaganda feita por um consumidor satisfeito com a sua marca, serviço ou produto. Isso é algo que se espalha rapidamente e que tem um grande impacto para a empresa.

Para ficar mais fácil o entendimento, vamos citar exemplos: você se lembra a última vez que teve uma experiência ruim com algum produto ou serviço? E, da última experiência extremamente positiva, que te deixou tão satisfeito, que você fala bem para todos e se tornou um consumidor recorrente?

Pois, bem. Isso se chama foco no sucesso do consumidor. E ocorre quando a empresa busca que o seu cliente se realize com sua marca ou empresa. É quando o cliente alcança os resultados desejados, com as interações com a sua empresa.

Quando a empresa entende as necessidades dos clientes dela e ela tem o foco voltado para a satisfação do consumidor, acontecem interações positivas. O cliente acaba gostando tanto da marca que sempre vai escolher acima das outras, mesmo que ela seja um pouco mais cara.

Para isso, separamos algumas atitudes que fazem toda a diferença para um bom relacionamento entre a empresa e o cliente. Confira:

– Coloque-se no lugar do cliente;

– Preste atenção no cliente que reclama;

– Tenha um atendimento personalizado;

– Monitore a sua marca e o que os consumidores falam dela;

– Não ignore o pós-venda;

– Tenha canais de atendimento eficazes;

– Sempre cumpra o prometido;

– Crie uma experiência de atendimento única;

– Tenha programas de fidelidade;

– Agradeça e reconheça o cliente;

– Ouça o que o cliente tem a dizer

– Construa valor na sua oferta;

– Tenha a melhor entrega;

– Tenha empatia e personalização durante a venda;

-Tenha comunicação clara e objetiva;
– Tenha transparência e flexibilidade durante a negociação;

-Tenha uma equipe bem treinada e focada na satisfação do cliente.

Portanto, reflita como tem sido o relacionamento da sua empresa com seus clientes. Reveja suas ações e estabeleça metas com foco na satisfação do seu consumidor.

Consequências ao atrasar impostos

Ser empresário no Brasil não é uma tarefa fácil. Pois, são muitos os tributos a recolher o pagamento. Além disso, a legislação muda constantemente e fica difícil para os empreendedores acompanharem essas mudanças. E, como a empresa não vive apenas de lucro, é preciso lidar com uma série de custos, sendo que dentre eles, vários impostos.

Porém, se o empresário não estiver atento e ter um planejamento tributário, ele poderá se enrolar com as finanças e ter problemas para recolher os pagamentos tributários. O não pagamento dos tributos fará com que a empresa esteja irregular e isso colocará sua empresa no âmbito da ilegalidade, o que gerará algumas consequências. Confira:

Altas taxas de juros e Multas
Quando ocorre o atraso do pagamento de impostos, diversos são os prejuízos para o estabelecimento, como multas e altas taxas de juros.

Problemas com linhas de crédito
A empresa encontra dificuldade em obter empréstimos ou linhas de crédito para o negócio e colocar as contas em dia pode ser uma tarefa difícil sem um auxílio financeiro.

Não pode participar de licitações públicas
A empresa pode ser impedida de participar de seleções e programas de concorrência pública, além de ter o nome na lista de inadimplentes.

Possibilidade de ser responsabilizado pelo Fisco
A empresa pode ser acusada pela Receita Federal ou por alguma Secretaria Estadual ou Municipal de sonegação de impostos.

Responsabilização pelo não pagamento
Sócios, diretores e funcionários envolvidos com o pagamento de tributos podem responder judicialmente por sonegação de impostos.

Como evitar que os impostos sejam atrasados?
O primeiro passo para evitar que os impostos da sua empresa sejam atrasados ou que você não pague algum tipo de tributo, é ter um planejamento tributário. Pois, ali você terá um conjunto de estratégias que estruturarão seu negócio e beneficiarão suas finanças.

Para isso, contrate um contador, que analisará seu negócio e detectar em qual modelo de recolhimento sua empresa se enquadra e criar um planejamento em que os gastos com impostos e tributos deverão ser pagos, para que você não pague juros e multas.

Uma das vantagens de se ter um planejamento é a redução de custos com tributos, o adiamento do pagamento de obrigações tributárias e fiscais sem multa e a facilitação das obrigações fiscais. Por isso, contratar um profissional especializado será uma boa opção para te ajudar a pagar menos impostos e não ter problemas com a legislação.

Ficou com dúvidas? Entre em contato com a Contabilidade em Dia. Será um prazer te ajudar. Estamos disponíveis pelos telefones (17) 3524-4941 / 99606-0313.

MEI declara Imposto de Renda?

Neste sábado, 5 de outubro, comemora-se o Dia da Nacional da Micro e Pequena Empresa. Em alusão a data, vamos falar sobre declaração de Imposto de Renda do MEI (Microempreendedor individual), uma dúvida pertinente e que muitas pessoas têm.

Em alguns casos o MEI é obrigado a declarar Imposto de Renda, independente se tenha gerado faturamento.

Obrigações de um MEI
Algumas regras fazem parte das obrigações de um microempreendedor, que são:

– Pagar mensalmente em uma única guia o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), que reúne os principais impostos (ICMS/ ISS/Previdência Social);

– Entregar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI).

No entanto, é importante separar a pessoa física da pessoa jurídica. Pois, existe diferença entre ambas e quando falamos sobre a Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), ela está relacionada ao seu papel como cidadão.

Quando o MEI deve declarar o Imposto de Renda?
Antes de declarar, confira as regras para saber como declarar IRPF e relacionar o MEI nessa declaração. Seguindo as regras da obrigatoriedade, o MEI deverá entregar a declaração quando:

– Receber rendimentos tributáveis no ano anterior acima de R$ 28.559,70 (cerca de R$ 2.380 mensais);

– Tiver rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, superiores a R$ 40 mil;

– Obtiver ganho de capital na alienação de bens ou direitos ou realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas;

– Optou pela isenção do imposto sobre a renda incidente sobre o ganho de capital na venda de imóveis residenciais;

– Teve a posse de bens ou direitos de valor total superior a R$ 300 mil.

Contudo, dependendo do seu setor de atuação, há uma parcela do lucro que é isenta. Confira:

– 8% da receita bruta: comércio, indústria e transporte de carga;

– 16% da receita bruta: transporte de passageiros;

– 32% da receita bruta: serviços em geral.

Portanto, fique atento. Se a parcela do lucro foi maior que o valor de R$ 28,5 mil, você será obrigado a declarar. Mas se for abaixo, não é obrigatória a declaração. Para isso, é preciso descobrir o lucro do seu negócio e subtrair esse valor de quanto a empresa gastou durante o ano.

E se você ainda tem dúvidas, entre em contato com a Contabilidade em Dia. Será um prazer te ajudar. Estamos disponíveis pelos telefones (17) 3524-4941 / 99606-0313.

Não deixe que sua empresa vá à falência

Ser empresários nos tempos atuais, é preciso muita atenção e cuidado com as finanças, para manter a saúde da sua empresa sempre em dia. De acordo com pesquisa realizada pelo Sebrae, cerca de 56% das empresas no Brasil duram aproximadamente cinco anos e a principal causa é a má gestão. Por isso, nosso tema de hoje será sobre não deixar que sua empresa vá à falência.

Alguns itens que contribuem para que essa trágica realidade ocorra e são: Insolvência financeira, Overtrading, Undertrading e Excesso de Endividamento.

Começaremos pela Insolvência Financeira. Mas, o que significa isso? É uma situação em que a empresa não tem capital de giro (capital para financiar a continuidade das operações da empresa) suficiente. A insolvência pode se manifestar de duas formas diferentes. A primeira se manifesta quando a empresa tem estoques altos e prazos grandes para receber dos seus clientes. A segunda é quando o negócio não é capaz de gerar capital de giro suficiente para se auto sustentar ou o capital de giro está sendo aplicado em outras finalidades. Aí, a empresa faz empréstimos de curto prazo para financiar sua operação e o resultado disso é uma empresa com saldo de caixa insuficiente para pagar suas dívidas e se torna insolvente.

O Overtrading é o excesso de crescimento de vendas enquanto o Patrimônio Líquido está crescendo em percentual menor. Portanto, a crença de que vender mais é o caminho nem sempre é real. Pois, o Patrimônio Líquido é o resultado da diferença entre os valores ativo e passivo de uma entidade.

Já Undertrading é o oposto de Overtrading. Ele representa baixo crescimento das vendas, ou seja, pode ser que seu produto ou serviço esteja mais caro, resultando em baixas vendas, o que torna a prática insuficiente para sustentar a operação. O undertrading também pode acontecer quando se tem um alto aporte de capital dos sócios, o que significa que ocorreu aumento do Patrimônio Líquido, mas não pelo lucro advindo das vendas.

E, a outra causa é o excesso de endividamento, muito comum entre as empresas. Isso ocorre quando uma empresa excede os limites de captação de recursos de terceiros. Você até pode trabalhar com capital de terceiros, porém existe um limite aceitável e caso sua empresa esteja ultrapassando esse limite, ocorrerá o excesso de envidamento e isso passa a ser um sério risco.

Para te ajudar, seguem algumas dicas de como evitar que isso aconteça com sua empresa:

– Realize uma consultoria empresarial para saber qual é o real problema que atinge seu negócio;

– Evite formação inadequada do preço de venda do seu produto ou serviço;

– Calcule custos fixos e variáveis, despesas, impostos e margem para precificar seu produto ou serviço;

– Tenha cuidado com prazos não suportados. Comprar em grande volume para ter desconto pode não ser vantajoso se sua empresa não tiver boa gestão de prazos;

– Pense no giro de estoque, em quanto tempo poderá vender o produto ou serviço e o quanto levará para receber de seus clientes;

– Cuidado com retiradas acima da capacidade do caixa da sua empresa;

– Não misture as finanças, ou seja, tenha uma conta pessoal e uma empresarial, para evitar retiradas excessivas;

– Cuidado com o uso de cheque especial acima da capacidade suportada. Utilize somente em casos de emergência;

– Atente-se para o excesso de empréstimos a curto prazo, para não ocorrer endividamento;

Evite que isso aconteça com sua empresa. Faça uma boa gestão e fique atento aos indicadores para saber exatamente como está a saúde financeira do seu negócio.

Está com alguma dúvida? Nós da Contabilidade em Dia podemos te ajudar. Entre em contato com a gente pelos telefones (17) 3524-4941 / 99606-0313.

Qual a importância da contabilidade para administrar empresas?

Hoje comemora-se o Dia do Administrador. Aproveitando a data, vamos falar um pouquinho sobre a importância da contabilidade para administrar empresas. Com a contabilidade você não só administra as finanças da sua empresa, como também tem acesso a informações que melhoram sua gestão em tempo real.

Cada vez mais a contabilidade se torna fundamental para gestores trabalharem a estratégia da empresa. E se o contador e o administrador caminharem juntos, haverá sucesso nos negócios. Desta forma, um diferencial é criado, clientes são atraídos e a concorrência superada.

A partir do momento que se tem a integração entre administração e contabilidade, mais dados concretos são disponibilizados para as tomadas de decisões, pois ocorre a coleta de todos os dados econômicos, mensuração monetária e relatórios, que informarão de forma mais precisa como está a situação financeira da empresa.

Além disso, existem muitas outras vantagens em ter essa parceria, como:
Maior controle financeiro e econômico;

Maior acesso às linhas de crédito em bancos e financeiras;

Real demonstração do resultado do exercício;

Demonstração de lucros ou prejuízos acumulados;

Demonstração de origens e aplicação de recursos;

Balanço Patrimonial;

Verificar estoque de caixa;

Formar preço de venda;

Manter atualizados livros fiscais com impostos calculados e recolhidos;

Garantir que o seu negócio esteja em conformidade com a legislação tributária e fiscal;

Elaborar e enviar declarações;

Manter o registro da empresa atualizado e em conformidade com as exigências dos órgãos governamentais;

Manipular a folha de pagamento, para garantir que todos os funcionários tenham os salários tributados corretamente.
Precisa de ajuda com a contabilidade da sua empresa? Nós podemos te ajudar. Entre em contato com a Contabilidade em Dia pelos telefones (17) 3524-4941 / 99606-0313.