A importância da contabilidade em período de crise

A contabilidade é um pilar fundamental para que uma empresa cresça de forma saudável e estável. Em tempos de crise, como a pandemia que estamos passando, muitos empresários se sentem inseguros com o futuro da empresa. A crise afeta diretamente a economia e as relações com o trabalho. Por isso, um bom contador é o aliado principal para que a empresa passe pela crise.

Em um primeiro momento, um diagnóstico da situação da empresa é imprescindível. Entender os parâmetros pré-pandemia e as perspectivas do negócio através dos dados financeiros e contábeis ajudam na avaliação dos impactos presentes e futuros. Empresas que possuem inadimplências, desorganização do fluxo de caixa, documentações contábeis em atraso, precisam se reestruturar para passar pela crise.

Um contador experiente sempre está bem informado com as novas normas e medidas provisórias oficializadas pelo governo que possam ajudam sua empresa. Linhas de crédito especiais podem dar um respiro maior para continuar no mercado, além de um bom planejamento e uma gestão financeira efetiva. Seu contador de confiança pode ajudar o seu negócio a se adaptar ao novo cenário e reestruturar a empresa, implementando e aprimorando os processos. O trabalho do contador vai muito além de cálculos e documentação, ele também atua como um consultor de negócios para entender como sua empresa tem funcionado e como melhorar cada aspecto do negócio.

 Na Contabilidade em Dia você tem contadores experientes e dispostos a ajudar sua empresa a passar por esse momento, buscando novas soluções e mantendo a saúde financeira em dia.

Projeto de Lei pode subir o teto de faturamento para o MEI

Uma novidade pode chegar para quem é MEI ainda neste ano. Foi aprovado no Senado Federal, neste mês de agosto 2021, o Projeto de Lei Complementar que visa ampliar o faturamento máximo anual de quem é Microempreendedor Individual. Ou seja, o teto anual passaria de R$81 mil para R$130 mil.

Uma outra mudança na Lei é sobre a contratação de empregados. Hoje o MEI pode contratar até um emprego, com a mudança passaria para dois empregados, lembrando que é preciso pagar um salário-mínimo ou o piso da categoria.

Atualmente o MEI pode faturar em média R$6.750 por mês para continuar na categoria, se aprovado passará para um limite de R$10.833,33. O valor de R$81 mil entrou em vigor no ano de 2018 e por isso a atualização tem sido considerada. 

Agora o Projeto será avaliado pela Câmara dos Deputados e se aprovado passará para a sanção presidencial. Se você é MEI, fique de olho na novidade!

Você sabe a importância das notas fiscais eletrônicas?

Em toda venda de um produto ou serviço, é importante a emissão da nota fiscal. Afinal, a nota fiscal é um documento para comprovação tributária das movimentações comerciais e para o pagamento de impostos. As notas fiscais também ajudam os gestores na organização dos dados da empresa, como o faturamento, estoque, lucro, entre outros. Muitos empresários têm dúvidas sobre a emissão e como é a obrigatoriedade.

O microempreendedor individual (MEI) é o único que só tem obrigação de emitir a nota fiscal no caso de comercialização com pessoas jurídicas. Já os outros empresários precisam emitir para pessoas físicas e jurídicas.

Existem diversos tipos de nota fiscal eletrônica, cada uma para uma finalidade. Conheça alguns tipos a seguir.

NFS-e (Nota Fiscal de Serviço eletrônica)

A nota mais comum e utilizada por empresas que prestam serviço. Várias categorias podem emiti-la, empresas como petshops, oficinas mecânicas, salões de beleza, etc. 

NFC-e (Nota Fiscal de Consumidor eletrônica)

O antigo cupom fiscal utilizado no comércio para o consumidor final pode ser substituído por essa nota fiscal eletrônica.

CT-e (Conhecimento de Transporte eletrônico)

Esta é uma nota fiscal eletrônica exclusiva para empresas que prestam serviço de transporte ou frete.

MDF-e (Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais)

Quando a carga possui mais de um destino e as operações são interestaduais, a MDF-e é a nota que será emitida para comprovar a atividade.

Nota Fiscal de Importação e Exportação

Empresas que trabalham com compra e venda através da importação e exportação devem emitir a nota fiscal para comprovar suas operações.

Com as notas fiscais eletrônicas a sua empresa comprova o pagamento dos impostos e mantém a confiança dos clientes e parceiros. Lembrando que a nota é um direito do consumidor, pois garante a troca, devolução ou assistência técnica para produtos que apresentam defeito.

E ainda, a emissão eletrônica traz benefícios como a diminuição de custos da impressão, de envio, otimiza o tempo, é mais segura, reduz erros de preenchimento, simplifica processos e espaço de armazenamento. Além da diminuição do impacto ambiental!

Em caso de dúvidas sobre emissão, registro e gerenciamento, a Contabilidade em Dia é sua parceira ideal. Propomos soluções assertivas pensadas especialmente para a sua empresa!

MEI: quando mudar de categoria?

Se você é MEI (Microempreendedor Individual) e teve faturamento superior a R$81 mil, é hora de mudar de categoria para microempresa. Segundo o Sebrae, o MEI que ultrapassa o faturamento deve realizar os trâmites no mês de janeiro e pagar o valor da multa do excedente do limite ultrapassado. O valor que deve ser levado em conta é o faturamento bruto, independente de lucro e despesa. Em 2021 o valor é igual ao de 2020, de R$81 mil, sendo proporcional pelos 12 meses do ano. O importante é ficar dentro do valor anual, afinal em um mês é possível faturar mais ou menos. Conheça as categorias:

  • MEI: faturamento até R$81 mil;
  • Microempresa: faturamento até R$360 mil;
  • Empresa de pequeno porte: faturamento entre R$360 mil e R$4,8 milhões.

No ano passado, 2020, muitos novos empreendimentos foram abertos como MEI devido a pandemia da COVID-10. Uma forma de buscar uma fonte de renda em meio a incertezas e demissões. Segundo o Sebrae, hoje existem 11,3 milhões de empreendedores cadastrados como MEI no país. Porém, a falta de planejamento prejudica os novos empresários e 29% dos negócios fecham em até cinco anos. É preciso dedicar tempo à empresa para conseguir mantê-la no mercado. Com a ajuda de um contador de confiança, você pode conseguir isso. Um contador é o profissional ideal para te ajudar no planejamento do negócio e cuidar dos números da empresa, a Contabilidade em Dia possui profissionais qualificados para ajudar a sua empresa a iniciar e crescer.

Novidades das funcionalidades do PIX

O PIX mudou a forma de fazer pagamentos, sendo muito mais rápido que o TED e o DOC, agilizando as transferências entre bancos diferentes. Agora, o Banco Central aprovou novas funcionalidades, uma delas já disponível desde o final de abril: a movimentação do Auxílio Emergencial pelo sistema. Conheça as novidades:

Pix Cobrança: disponível desde o dia 14 de maio, é parecida com o boleto. O usuário pode gerar um QR Code para fazer pagamentos com vencimentos futuros e inserir juros, descontos e multas. A ideia é ter uma maior aceitação dos comerciantes.

Pix Agendado: como acontece com os outros sistemas, a transferência poderá ser agendada para uma data futura. A disponibilidade dessa funcionalidade está prevista para setembro.

Saque Pix: o usuário poderá sacar dinheiro em espécie em estabelecimentos comerciais que aderirem a essa nova funcionalidade, também previsto para o próximo semestre. A proposta é de até 4 saques gratuitos, com limite de R$500 por dia.

O Banco Central continua testando e avaliando novas ideias para aprimorar o sistema, buscando inovações para o PIX. Banco do Brasil, Santander, Bradesco e Itaú já cobram por transferência de PIX de empresas, mas segundo resolução do Banco Central, os EI (empresários individuais) e MEIs (microempreendedores individuais), não poderão ser cobrados. Confira nos valores de cada transferência:

Taxa por transferência:

Itaú: 1,45% do valor pago com tarifa mínima de R$ 1,75 e máxima de R$ 9,60;

Banco do Brasil: 0,99% do valor da transação, com tarifa mínima de R$ 1 e máxima de R$ 10.

Santander: 1% do valor da transação, com tarifa mínima de R$ 0,50 e máxima de R$ 10;

Bradesco: 1,4% do valor da transação, com tarifa mínima de R$ 1,65 e máxima de R$ 9; 

Mesmo com a cobrança para empresas, o PIX ainda possui uma taxa menor que os outros sistemas e cartões de crédito, valendo a pena para as transferências recorrentes do dia a dia.

Recusar a vacinação contra covid pode gerar demissão por justa causa

            No dia 17 de janeiro a Anvisa aprovou o uso emergencial de duas vacinas contra a Covid-19 no Brasil. Porém, muitos brasileiros ainda temem a vacina e dizem que não tomarão quando chegar a sua vez, muitas vezes pautados pelas famosas fake news nos grupos do WhatsApp. Mas, a decisão de não se vacinar pode custar o emprego de muitos.

            É responsabilidade da empresa garantir um ambiente de trabalho seguro e elas podem determinar o uso de máscaras e a vacinação obrigatória. Ao negar o imunizante sem uma justificativa plausível, o trabalhador coloca em risco a vida de outras pessoas e pode ser considerado indisciplinado ou insubordinado, gerando assim a possibilidade de demissão por justa causa.

            Os meios de proteção, como o uso de máscaras e a vacina, são métodos para frear o a doença no país e recusá-los é se abrir para possibilidade de se contagiar e contagiar outras pessoas no ambiente de trabalho, colocando em risco muitas vidas. Segundo o STF (Supremo Tribunal Federal) a vacinação pode ser obrigatória, porém ninguém poderá forçá-la, mas o cidadão que se recusar pode ser impedido de frequentar alguns lugares e ainda pagar multa.

Nova resolução para o MEI em Setembro

Entra em vigor, agora em setembro, a Resolução nº 59 do CGSIM que visa desburocratizar a abertura de novos negócios como MEI. O normativo já foi publicado no Diário Oficial da União e permite o início dos negócios sem exigências de alvarás, licenças de funcionamento e taxas.

O MEI estará isento das obrigações publicadas através de um Termo de Ciência e Responsabilidade de Dispensa de Alvará de Licença de Funcionamento. Porém, há algumas regras exigidas pela prefeitura do município e pelo estado a serem seguidas para conseguir a dispensa. Tais regras envolvem questões sanitárias, ambientais, atividades domiciliares, tributárias, restrições de espaço público, de segurança pública, além de uma autorização para inspeção futura do local de exercício das atividades. Ainda há a fiscalização do cumprimento dos requisitos para a dispensa, mas o empresário não precisará aguardar a visita do fiscal para iniciar o seu negócio. O não cumprimento das exigências pode levar ao cancelamento da dispensa.

A desburocratização tem como objetivo a movimentação da economia, a formalização e o crescimento dos negócios criados por microempreendedores individuais. O MEI tem direito a contratar um funcionário, e precisa respeitar o teto máximo de R$81 mil de faturamento por ano. Com um pagamento fixo mensal, que varia de R$53,25 a R$58,25, também tem direitos previdenciários garantidos. Em um formulário simplificado, o microempreendedor deve registrar o total de suas receitas mensalmente.

Se tem alguma dúvida se o seu negócio se encaixa como MEI ou em outra modalidade, entre em contato conosco pelos telefones (17) 3524-4941 e (17) 99606-0313. Oferecemos o serviço de estudo de viabilidade que pode te ajudar!

Pronampe: saiba como solicitar crédito para micro e pequenas empresas

Desde que o COVID-19 se espalhou pelo planeta, muitas empresas têm se visto em momentos de crise e sofrido para fechar as contas ao final do mês. Mas, manter o caixa no azul é possível com o Pronampe (Porgrama de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte), uma espécie de linha de crédito para micro e pequenas empresas.

Desde o último dia 16 de junho, esta nova linha de crédito está valendo e oferecerá empréstimos com limites de até 30% da receita anual de 2019. Mas, você sabe como funciona o Pronampe e como solicitar o crédito? Confira!

O que é o Pronampe?
O Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte) é um programa criado pelo Governo Federal, com o objetivo de auxiliar microempresas e empresas de pequeno porte e está instituído pela Leia de nº 13.999, de 18 de maio de 2020.

Como funciona o Pronampe?
O crédito pode ser utilizado para investimentos e capital de giro isolado ou associado ao investimento, como adquirir máquinas e equipamentos, realizar reformas ou para despesas operacionais, como pagamento de salário de funcionários, pagamento de contas como água, luz, aluguel, compra de matérias-primas, mercadorias, etc, com o prazo máximo de pagamento de 36 meses.

Quem tem direito ao Pronampe?
O programa do Governo Federal foi criado com objetivo de ajudar MEI com renda bruta anual de até R$ 81 mil, microempresas com renda bruta anual igual ou inferior a R$ 360 mil e empresas de pequeno porte com renda bruta anual de até R$ 4,8 milhões.

A taxa de juros anual do Pronampe é equivalente à Selic, ou seja, mais de 1,25% ao ano, com um período de reembolso de até 3 anos, com uma carência de 8 meses para inciar o pagamento do financiamento.

No entanto, como o crédito do programa pode ser usado para pagar salários, os funcionários da empresa não poderão ser demitidos até que o último pagamento seja feito.

Como solicitar crédito ao Pronampe?
Para solicitar crédito ao programa do governo, basta acessar a GiroCaixa Pronampe, no site da Caixa e preencher um formulário. Após este processo, um gerente que atende a sua região deverá entrar em contato para dar sequência no andamento do pedido.

Precisa de ajuda com as finanças do seu negócio? Entre em contato com a Contabilidade em Dia para uma consultoria ou planejamento estratégico para te ajudar a sair dessa crise que o país vivencia da melhor forma. Estamos disponíveis pelos telefones (17) 3524-494 ou 99606-0313.⠀⠀

Uma máscara estratégica!

Nos últimos meses, a procura por máscaras e outros equipamentos de proteção individual (EPIs) tem sido expressiva. Isso porque o uso tem sido obrigatório para auxiliar no combate e proteção ao coronavírus.

Especialistas recomendam uma série de ações, que devem ser tomadas em conjunto com o uso da máscara, como lavar as mãos, evitar tocar olhos, nariz, boxa e não tocar em pessoas, para reduzir o risco de contágio e obtermos êxito no combate ao vírus.

E, desta mesma forma que usamos a máscara e tomamos as medidas preventivas, existe a projeção do Fluxo de Caixa, uma estratégia para proteger sua empresa das ameaças e perigos financeiros.

Esta estratégia é importante porque responde se seu negócio possui uma reserva de caixa, para cobrir as despesas sem a entrada de novos recursos e quanto tempo sua empresa consegue sobreviver sem novas entradas. Através desta estratégia, também é possível elaborar métodos que auxiliem em tomadas de decisões e elaboração de novos planejamentos.

Portanto, é imprescindível em momentos de crise ter um bom planejamento e gestão, com foco em liquidez, para garantir a sobrevivência nesse período. Avalie os saldos de caixa, contas a pagar e receber nos próximos meses, não só neste período de crise, mas de forma constante, prevendo, inclusive, alguns impactos, como:

Redução ou aumento da receita;

Aumento ou queda da inadimplência;

Necessidade de empréstimo preventivo;

Cortes e prorrogação de despesas preventivas;

Isenção e adiantamento de tributos e taxas;

Redução da jornada de trabalho, férias antecipadas e banco de horas.

Em suma, diante do cenário atual, é de extrema importância e necessidade ter ações estratégicas, que possam ser acompanhadas com projeções futuras.

Precisa de ajuda? Nós podemos te ajudar a organizar um planejamento e criar estratégias para ajudar a sua empresa a superar este momento de crise. Entre em contato com a gente através dos telefones (17) 3524-494 ou 99606-0313.

Carteira de trabalho digital: saiba como ter acesso!

A modernização e facilidade ao acesso às informações chegou para o trabalhador brasileiro, que agora, também pode contar com a sua Carteira de Trabalho Digital, ou seja, a carteira de trabalho no celular.

A CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) é um documento obrigatório para registrar o histórico profissional de quem se enquadra como pessoa física.

O aplicativo da carteira de trabalho digital pode ser baixado tanto para celulares com sistema operacional iOS, quanto Android. É possível fazer o download do app na loja de aplicativos online.

Acesso ao app
Para acessar sua carteira de trabalho digital, será preciso criar login e senha. Esta etapa é realizada no próprio app, de forma rápida.

No entanto, se você possui cadastro no sistema acesso.gov.br, acessar sua carteira de trabalho digital pode ser ainda mais fácil. Pois, será preciso apenas usar seu login e senha de acesso já existentes.

Benefícios do app
Inicialmente, o app oferecerá alguns benefícios, como a agilidade na solicitação do documento, acesso à informação de Qualificação Civil e de Contratos de trabalho através da integração de diversos bancos de dados do governo federal.

Além disso, com o app, haverá maior aproveitamento das vagas disponíveis, reduzindo o tempo médio de atendimento e facilidade ao trabalhador em monitorar seus vínculos trabalhistas.

Agora que você já sabe como ter a sua carteira de trabalho digital, baixe o app e comece a navegar!

Precisa de ajuda com a sua contabilidade? Entre em contato com a gente, pelos telefones (17) 3524-4941 ou 99606-0313.