Benefícios de enviar a declaração mais cedo!

O período para entregar sua declaração já começou, e o prazo vai até 29 de abril. São apenas 2 meses, então é bom ter um planejamento. É obrigado a declarar o IR quem recebeu um total de rendimentos tributáveis (salário, bônus na empresa etc) igual ou maior que R $28.559,70 em 2021, entre outros contribuintes.

Com dois meses como prazo, vale mais a pena antecipar, ou entregar ao fim do prazo? A Contabilidade em dia responde: Declarar o seu IR no início é melhor!

Assim, sobra tempo para fazer as devidas correções ou ir atrás de documentos faltantes, principalmente aos contribuintes que têm muitos bens e rendimentos. O ideal é começar a preencher o formulário o quanto antes, para ter tempo de colocar as informações com calma no programa. Além disso, a declaração será processada mais cedo e, em caso de restituição, a liberação acontece antecipadamente!

É vantajoso receber a restituição antes porque você pode usar o dinheiro. Se tiver dívidas, pode pagá-las logo e se livrar dos juros, se não for o seu caso, você pode investir. Quanto antes o dinheiro for aplicado, mais tempo ele vai ter para render.

Além de tudo, no prazo final da entrega, o sistema da Receita Federal pode ficar instável devido ao congestionamento. Se houver qualquer tipo de problema, quem deixou para a última hora pode ter muitos problemas para conseguir enviar e até acabar perdendo o prazo e levando multa pelo atraso.

Reunindo a documentação necessária no começo do prazo, o contribuinte consegue perceber o que está faltando, se preparar e não se prejudicar pela ausência de algum informe importante, evitando perder prazos e pagar multas.

Faça sua declaração sem complicações, conte com a Contabilidade em Dia e evite cair na malha fina!