Como organizar suas finanças

Organizar e gerenciar as finanças, tanto pessoais como empresariais, sempre foi tarefa complicada. Um dos grandes desafios de como administrar uma pequena empresa é obter eficiência no processo de controle de despesas e investimentos.

Por isso, separamos algumas orientações para controle de gastos da sua empresa:

Separe as Finanças Pessoais do Negócio

Ao misturar as contas, fica mais difícil encontrar quais são os principais gastos do negócio, já que não saberá se são os pessoais ou os oriundos do negócio que estão gerando prejuízos.

Defina uma quantia, que será o seu salário; não use as reservas da empresa para arcar com suas contas pessoais. Isso vai facilitar o seu controle de gastos e na declaração do imposto de renda (IR)

Separe as Finanças Pessoais do Negócio

Um planejamento financeiro sempre é necessário para o controle do seu negócio, pois sempre te ajudará em emergências.

Será preciso organizar as contas a receber e a pagar, bem como definir valores para retiradas pessoais e porcentagens para realização de investimentos.

Para saber como controlar os gastos de uma empresa, você precisa entender quais são suas despesas e como elas funcionam.

Separe as Finanças Pessoais do Negócio

Uma planilha de fluxo de caixa por exemplo, é o controle da movimentação financeira de uma empresa, que leva em consideração as entradas e as saídas de dinheiro sempre por meio de registros detalhados, em um determinado período de tempo.

Com ela você tem o controle do fluxo de caixa diário, mensal e acompanhamento de faturamento, receita e previsões de capital.

Em um primeiro momento, uma planilha de Excel pode parecer mais simples de utilizar, mas quando se tem um grande fluxo de informações para atualizar todos os dias, percebe-se que ela pode não ser a opção mais eficiente.

Além da planilha, há softwares:

As ferramentas e softwares de gestão financeira são uma ótima opção para qualquer empresa que deseje gerenciar seus orçamentos de maneira organizada e simplificada.Os aplicativos de controle financeiro são essenciais para a gestão de empresas de pequeno, médio e grande porte.

Invista em tecnologia

  • Automatize algumas funções;
  • Use inteligência artificial;
  • Aposte em modelos modernos de logística.

Controlar as despesas não é sinônimo de corte de investimentos, pelo contrário, é necessário preparar seu negócio para enfrentar os desafios que o mercado, cada vez mais tecnológico, apresentará.

Com essas ações a empresa consegue reduzir seus custos, ganhando eficiência e agilidade, enquanto verifica a redução no desperdício de matéria-prima e a necessidade de retrabalho.

Por exemplo, muitas empresas agora estão usando sistemas de computação em nuvem em oposição ao hardware interno que pode ser relativamente caro para comprar e manter.

Seja parceiro de seus fornecedores

Um dos itens importantes em saber como controlar os gastos de uma pequena empresa, são os fornecedores.

Negocie com seus fornecedores, obtendo preços mais baixos e melhores prazos. Renegocie com frequência.

Conhecer a concorrência permitirá que você renegocie melhores taxas, reduzindo despesas em sua empresa.

Mantenha seus pagamentos em dia

Mantenha seus pagamentos sempre em dia. Caso haja débitos que você tenha dificuldades em liquidar, procure sempre a renegociação com seus fornecedores.

Os juros cobrados pelos bancos quase sempre são mais prejudiciais ao seu aporte de capital do que qualquer outro investimento.

Acompanhe o rendimento de funcionários e incentive-os

Outro item importante de como controlar os gastos de uma pequena empresa é avaliar seus custos de pessoal.

Sua força de trabalho representa o maior custo fixo da sua empresa, é preciso garantir que cada funcionário esteja dando o retorno desejado, avaliando a produtividade e sempre incentivando e dando o treinamento necessário para atualizá-los e motivá-los.

Gestão contábil

Você deve investir em uma gestão financeira e contábil de alta qualidade.

A escrituração contábil adequada vai deixar sua empresa legalmente amparada, como também vai permitir que o gestor entenda as movimentações das finanças de sua organização, ficando a par das receitas e saídas, de modo que tenha base para tomar decisões estratégicas para o corte de custos desnecessários e aplicações específicas.

Invista em marketing!

Maximize seu orçamento de marketing, empregando estratégias digitais.

Implemente estratégias de marketing mais controladas, concentrando seus esforços de marketing no seu público-alvo. Isso não apenas poupará dinheiro, mas também aumentará as taxas de resposta do cliente, afinal, o mercado hoje está quase 100% digital.

Invista em um banco digital que não cobra taxas

Verificar as taxas cobradas em outros bancos também estão incluídas no pacote de como controlar os gastos de uma pequena empresa. Hoje, os bancos digitais oferecem ótimas propostas para pessoa jurídica, com 0 taxas.

Tenha uma reserva financeira

Se possível, se prepare para imprevistos futuros, eles podem acontecer. Deve-se reservar uma parte do capital e deixá-lo em aplicações de renda fixa ou outro investimento do qual você possa fazer retiradas. Manter controle rígido sobre as despesas ​​é uma parte essencial para o seu lucro e controle financeiro.