BPO Financeiro – terceirizar o controle financeiro

Ser empreendedor é uma tarefa que requer muitas atividades ao longo do dia a dia e que nem sempre é fácil. Pois, exige um grande cuidado com as finanças. E, com a correria cotidiana, nem sempre é possível executá-la com a devida atenção. Para isso, existe o BPO, Business Process Outsourcing.

Mas, o que isso quer dizer? Isso significa que você terceirizará a gestão de um determinado processo, como por exemplo, do setor financeiro. Neste caso, a empresa contratada fará o trabalho financeiro, através da gestão das finanças do seu negócio.

A atuação do BPO financeiro
O BPO financeiro entenderá todas as necessidades da sua empresa e gerenciará toda a gestão, inclusive de entradas e saídas do negócio. Além de também trabalhar com indicadores de desenvolvimento do negócio e pontos de atenção, para ajudar no empreendimento, com:
– Elaboração do fluxo de caixa;
– Gestão de indicadores;
– Análise de crédito;
– Gestão de documentos.
– Contas a pagar;
– Contas a receber;
– Faturamento.

Vantagens de terceirizar a gestão financeira
Uma das vantagens de se terceirizar a gestão financeira, é poder focar no que realmente importa. Deixando as burocracias financeiras com uma equipe especializada em processos e métricas bem estruturadas. Desta forma, sua empresa obterá:

– Maior controle de todos os recebimentos e saídas;
– Melhor controle dos vencimentos;
– Gestão inteligente do fluxo de caixa;
– Maior eficiência no processo;
– Menor custo trabalhista;

Portanto, terceirizar a gestão financeira é uma grande oportunidade para a sua empresa focar no que realmente importa, como ter organização e atenção em todos os processos. Além disso, a terceirização é indicada para empresas de diferentes portes, principalmente para pequenas empresas, em que não há um profissional qualificado para realizar todo o cuidado necessário das finanças.

A ideia é de que a atividade passe a ser realizada por um especialista, pois haverá um grande aporte da área financeira, por uma equipe de especialistas, que trabalharão para aumentar a produtividade da empresa, através de boas práticas do mercado, redução de custos trabalhistas e de problemas de gestão com funcionários e financeiros. Ou seja, sua empresa só terá benefícios ao fazer BPO financeiro.

Precisa de ajuda para terceirizar o departamento financeiro da sua empresa? Nós podemos te ajudar. Entre em contato com a gente pelos telefones (17) 3524-4941 / (17) 99606-0313 ou pelo e-mail contato@contabilidadeemdia.com.br.

Desenquadramento: O que fazer quando o faturamento ultrapassar o limite do MEI?

Ter a sua própria empresa é o sonho de muitos brasileiros. No entanto, é preciso muita atenção para que as regras não sejam descumpridas. Como, por exemplo, se você tem um MEI (Microempreendedor Individual), é importante que o seu faturamento esteja dentro do enquadramento. Caso contrário, você é obrigado a comunicar o desenquadramento quando o limite for ultrapassado.

Mas, para que serve o MEI?
O MEI foi criado para regularizar a situação de milhares de trabalhadores autônomos, que atuavam de forma informal. A partir daí, os microempreendedores podem ter benefícios, como emissão de notas, simplificação de impostos, financiamento em bancos públicos, além de previdência social. Mas, para ser considerado um MEI, é indispensável que seu rendimento anual seja no máximo de R$ 81 mil.

O que é rendimento anual?
O rendimento anual é a soma de todas as vendas realizadas ou de todos os serviços prestados, sem dedução de nenhuma despesa. E, quando o limite para MEI é ultrapassado, é dever do microempreendedor informar o desenquadramento até o último dia útil do mês posterior àquele em que tenha ocorrido o excesso.

O que acontece quando ocorre desenquadramento?
Existem duas situações para o desenquadramento: faturamento até 20% acima do permitido e faturamento acima de 20% do permitido.

Para casos de faturamento até 20% acima do permitido, ou seja, até R$ 97.200,00, o MEI passa a se enquadrar na categoria de microempresa e o DAS deverá ser recolhido na condição de MEI até dezembro do ano em exercício. No entanto, haverá um DAS complementar para ser recolhido em janeiro, que incide sobre o excesso de faturamento.

Já para faturamento acima de 20% do permitido, ou seja, superior a R$ 97.200,00, a condição de desenquadramento do MEI será retroativa ao mês de janeiro e não apenas a partir do ano subsequente.

Por isso, é importante ter um controle das atividades financeiras e econômicas da empresa, para evitar que ocorra de exceder o faturamento permitido.

Precisa de ajuda com a contabilidade da sua empresa?
A Contabilidade em Dia pode te ajudar a controlar as finanças da sua empresa. Entre em contato com a gente pelos telefones (17) 3524-4941 / 99606-0313 e pelo e-mail contato@contabilidadeemdia.com.br.

Como reduzir custos em pequenas empresas?

Empreender nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente para novos empreendedores. E, uma tarefa vital é saber como reduzir custos na empresa, especialmente para pequenos negócios.

É muito comum haver restrições de capital e uma tolerância a erros e desperdícios de recursos bem menor para pequenas empresas. A partir daí, para te ajudar com essa questão de custos, preparamos este artigo.

Mas, antes de começarmos, é preciso saber o que são os custos de uma empresa. Pois, é comum alguns empreendedores confundirem custos com despesas e, isso não pode acontecer, uma vez que são conceitos bem diferentes.

Os custos são os valores relacionados diretamente a atividade do negócio, como a fabricação de um produto ou a prestação de um serviço. Já as despesas, são todos os gastos necessários para a manutenção da empresa.

Comumente os principais custos de uma empresa estão relacionados à: matéria-prima, fornecedores, transporte, salário dos colaboradores, tributos, softwares e programas pagos para prestar o serviço, entre outros.

Por que reduzir custos de uma empresa?
Os custos consomem boa parte do orçamento de uma empresa e quanto mais elevados estiverem, menor será o lucro do seu negócio. Por isso, é tão importante reduzir os custos empresariais.

Para pequenas empresas, a redução dos custos pode ser o segredo para a liberação de capital para outras atividades. Uma vez que ao reduzir os custos, sua empresa terá uma margem de lucro maior.

Como reduzir custos de uma empresa?
Reduzir custos significa cortar desperdícios e aproveitar de forma mais eficiente o orçamento, otimizando-o para usá-lo de forma mais estratégica. Mas, lembre-se: reduzir custos não significa cortar gastos. Confira algumas atitudes podem ajudar a reduzir os custos da sua empresa, como:
– Melhore a gestão de fornecedores;
– Renegocie dívidas;
– Gerencie melhor seu estoque;
– Analise os custos atuais;
– Invista em tecnologia e processos automatizados.

Agora que você já sabe o que são os custos e a importância da redução deles, é preciso colocar em prática a reestruturação para um melhor crescimento do seu negócio.

Precisa de ajuda? Nós, da Contabilidade em Dia, podemos te auxiliar. Entre em contato com a gente pelos telefones (17) 3524-4941 / (17) 99606-0313 e pelo e-mail contato@contabilidadeemdia.com.br.

Saiba como a contabilidade pode auxiliar na gestão de uma empresa

Ter uma empresa requer uma série de cuidados, principalmente com a saúde financeira e com a gestão do empreendimento. Mas, você sabia que a contabilidade pode auxiliar na gestão do seu negócio de forma eficiente? Isso mesmo! A contabilidade atua como suporte ao empreendedor e é um item indispensável, independe do tamanho do negócio, podendo ser de pequeno, médio ou grande porte.

A gestão de uma empresa é algo complexo, pois é preciso uma estrutura adequada. E, a contabilidade ajuda em todos estes processos gerenciais, como auxiliar a empresa a saber valores ativos, passivos, receitas, custos e despesas, além de mostrar a rentabilidade e lucratividade do negócio, controlar os dados de produtividade da mão de obra e criar planejamentos.

A partir da análise dos dados que a contabilidade realiza, os responsáveis pela empresa podem tomar decisões estratégicas, fazer mudanças e melhorar a gestão. Pois, há uma análise aprofundada por parte da contabilidade, que acaba influenciando na boa gestão, pois, o empreendimento tem um bom plano financeiro, atenção e dedicação para que ocorram diariamente essas melhorias.

Com todas estas informações reunidas, o contador fornece relatórios extremamente importantes para auxiliar na gestão da empresa, como:

– Verificar onde a empresa está desperdiçando dinheiro;
– Informar quais são as fontes de lucro do empreendimento;
– Detectar quais são as fontes de prejuízo do negócio.
– Realizar planejamento para reverter o quadro de prejuízo e desperdício.

Em resumo, são muitas as ações e benefícios que a contabilidade tem para uma empresa. Mas, sua principal função é a de proporcionar uma melhor gestão e distribuição de recursos dentro de um negócio, para que desta maneira, o empreendimento tenha uma correta administração dos seus custos, movimentação de capital, carga tributária paga, entre outras informações.

Precisa de ajuda com a contabilidade da sua empresa? Estamos prontos para te ajudar!

Entre em contato com a Contabilidade em Dia. Estamos disponíveis pelos telefones (17) 3524-4941 e 99606-0313 ou pelo e-mail contato@contabilidadeemdia.com.br.

Saiba como armazenar documentos fiscais de forma simples

Começar o novo ano com a papelada da empresa organizada é importante. Mais que uma obrigatoriedade, manter os documentos fiscais organizados e armazenados de forma correta traz benefícios para a empresa, como o aumento da produtividade e a segurança. Mas, você sabe quais são os principais documentos fiscais que você precisa armazenar e como mantê-los guardados de forma segura? Para isso, confira nossas dicas.

Os documentos ficais são importantes e devem ser mantidos guardados em segurança. O tempo mínimo que uma empresa deve manter a documentação armazenada é de cinco anos, de acordo com a atual legislação, e o empreendimento que descumprir esta regra, pode sofrer com penalidades legais.

Mas, além da obrigatoriedade, os documentos fiscais servem para auxiliar na gestão empresarial. Por exemplo, quando você tem a nota fiscal eletrônica guardada, é possível analisar os dados para atualizar os controles internos.

Principais documentos fiscais que devem ser guardados
Uma empresa tem muita papelada e documentos ficais. Mas, você sabe quais são os principais que devem ser mantidos em dia? São:

– Alvará: liberação para a prática das atividades do seu negócio. Todas as empresas precisam de um alvará emitido pela prefeitura do município.

– Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ): documento para o início das atividades da empresa e que deve ser mantido em segurança.

– eSocial: é a usada para transmitir informações sobre os funcionários da empresa.

– Livros contábeis e ficais: escrituração fiscal e contábil são armazenados pela empresa neste livro.

– NF-e (Nota Fiscal Eletrônica): notas fiscais emitidas pela empresa.

– CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico): documento que reúne prestação de serviço de transporte de cargas.

Todos os documentos citados devem ser guardados, por cinco anos. No entanto, esse material todo pode ser organizado e armazenado em um sistema digital, para evitar inúmeros armários e gavetas, além de proporcionar mais facilidade para as operações no dia a dia do departamento fiscal.

Este sistema digital será mais eficiente para manter a segurança de toda essa documentação, além de tornar a organização mais prática e simples de serem realizadas e oferecer um formato de busca e consulta mais ágil para a equipe fiscal da sua empresa.

Precisa de ajuda com a contabilidade da sua empresa? A Contabilidade Em Dia pode te ajudar. Entre em contato pelos telefones (17) 3524-4941 e 99606-0313.

Metodologia de Gestão: Os Caminhos para os Resultados

Ter uma empresa são exigidos muitos cuidados. E, com a chegada do fim do ano, as metas para o novo ano começam a se formar, com isso é preciso definir objetivos e trabalhar a metodologia de gestão, para obter o sucesso desejado. Para isso, faça um planejamento estratégico, crie a identidade organizacional, realize o planejamento participativo, o código de cultura e trabalhe a metodologia OKR.

1 – Planejamento estratégico
O início de uma metodologia de gestão é feito através do planejamento estratégico, que é elaborado para definir as metas e os objetivos da empresa. E, pode ser realizado a curto ou médio Prazo. O ideal é que o planejamento tenha metodologia, estratégia criativa, análise e decisão.

2 – Identidade da empresa
Após, é preciso desenvolver a identidade da empresa, que é o que a demonstra para a população de um modo geral. É algo perceptível, forte e bem definido, diferenciando-a dos concorrentes. Por exemplo, a Google tem suas características reconhecidas até mesmo por quem não trabalha lá. Além disso, é importante que os colaboradores da empresa participem da criação das diretrizes da identidade organizacional. Pois, são ótima fonte de informações para definições de cultura e ritos dentro da empresa.

3 – Código de Cultura
Ainda, falando sobre identidade organizacional, existe o código de cultura, que faz parte desta etapa e tem influência direta na maneira como uma empresa funciona e é gerenciada. Pois, o código de cultura é a soma de toda a cultura da empresa e a forma como as pessoas respondem umas às outras, enviam e-mail ou atendem uma ligação, quando o chefe não está presente.

4 – Metodologia de gestão OKR
Uma alternativa para organizar os objetivos e metas, é aplicar a metodologia OKR, que grandes empresas utilizam. O interessante é que esta metodologia pode ser aplicada em todo tipo de empresa, independente do tamanho, ramo de atuação ou número de funcionários.

O objetivo da OKR é simplificar a forma de encarar os chamados objetivos principais da sua empresa de um jeito simples, de cadência rápida, envolvendo perspectiva e criatividade de cada time e contribuindo para a construção de um senso próprio, para inspirar a equipe que trabalhará para atingir as metas.

Esta metodologia engaja toda a empresa a buscar pelos resultados definidos e torna a gestão mais compartilhada e participativa.

Precisa de ajuda para realizar o planejamento da sua empresa? Nós da Contabilidade em Dia podemos te ajudar! Entre em contato pelos telefones (17) 3524-4941 e 99606-0313.

Saiba a importância da auditoria fiscal

Com a chegada do final do ano, é importante realizar uma auditoria fiscal, para analisar a situação dos pagamentos de impostos e começar o ano novo com a empresa organizada e as obrigações em dia. Cada vez mais a auditoria fiscal tem sido praticada por inúmeras empresas e organizações. E, esta prática é de extrema importância.

O objetivo da auditoria fiscal é de realizar um exame detalhado da situação tributária de uma empresa, para garantir a conformidade do pagamento de impostos, corrigir problemas que possam comprometer o cumprimento das obrigações tributárias e evitar que impostos indevidos sejam pagos e que não fiquem pagamentos para trás.

Normalmente os documentos utilizados por um auditor são: balanço patrimonial, demonstrativo de resultados, demonstrações de variação de patrimônio e balancetes patrimoniais.

A auditoria fiscal garante transparência e evita graves problemas fiscais, que podem levar a empresa a ter que arcar com altas multas e punições, em casos mais graves, podendo ocorrer prisões dos responsáveis.

Controlar o bom andamento dos procedimentos legais pode ser um processo difícil e em alguns casos ter dados importantes passados despercebidos, como por exemplo, créditos tributários que podem ter sidos ignorados, cuja a auditoria irá detectá-los e reavê-los.

A auditoria fiscal deve ser adotada como parte do cotidiano da contabilidade da sua empresa, como prevenção dos procedimentos realizados no dia a dia, e pode levar a um resultado exato no final do exercício.

Existem duas maneiras de se realizar a auditoria fiscal, de forma interna, realizada pela própria empresa ou por consultoria contratada, de caráter preventivo ou em busca de detectar fraudes internas, e de forma externa, através de agentes da Receita Federal.

Precisa de ajuda para realizar a auditoria da sua empresa? A Contabilidade em Dia pode te ajudar. Temos uma equipe preparada para atuar com empresas de diferentes portes, como micro, pequena, média e grande, em diversos segmentos.

Estamos localizados em Catanduva, na rua Nações Unidas, nº 200, Vila Amêndola. E, atendemos pelo telefone fixo  (17) 3524-4941, pelo whatsapp (17) 99606-0313 e pelo e-mail contato@contabilidadeemdia.com.br.

Saiba a importância de fazer o planejamento para 2020

O novo ano se aproxima cada vez mais e para iniciar 2020 com o pé direito, é importante pensar no planejamento estratégico, que é extremamente necessário para garantir a sustentabilidade e a longevidade de uma empresa.

Mas, você sabe o que é o planejamento estratégico e sua relevância para um negócio? Este é um documento que norteará a empresa no dia a dia corporativo. É uma espécie de diagnóstico que ajuda a ter uma visão clara do objetivo do negócio e possíveis caminhos.

É interessante realizar anualmente um planejamento e rever a missão, visão e valores da empresa, bem como a cultura e a identidade organizacional, metas, objetivos e analisar a concorrência.

Além disso, o planejamento deve ser flexível e ter a possibilidade de mudanças, de acordo com as necessidades, alterações de cenários e metas da empresa. Pois, ele auxilia nas tomadas de decisões mais assertivas, direcionamento das atividades dos colaboradores, execução de ações e antecipação dos riscos.

O planejamento também é importante para definir metas, revisar indicadores, programar novas ações de melhoria, analisar dados contábeis e tributários e projetar cenários e passos estratégicos para conduzir uma boa gestão. Este processo serve não penas para corrigir erros, mas também para otimizar a gestão da empresa e permitir o crescimento do negócio.

Outro aspecto do planejamento de extrema importância, é manter os objetivos do plano em execução. Pois, diariamente aparecem atividades que não estavam programadas. Mas, o planejamento deve continuar a ser seguido para garantir que haja sucesso no seu negócio.

Após a elaboração do processo, é hora de colocar o planejamento em prática. No entanto, executar um planejamento estratégico exige disciplina e dedicação. Mas, não é uma missão impossível. Mas, para isso, uma série de itens serão necessários, como envolver os representantes de todos os setores da empresa e manter uma comunicação transparente para uma execução eficaz e alinhada.

Precisa de ajuda para realizar o seu planejamento? Entre em contato com a Contabilidade Em Dia. Nossa equipe está preparada para trabalhar com micro, pequena, média e grande empresas, em diferentes segmentos.

Estamos disponíveis pelos telefones (17) 3524-4941 e 99606-0313.

Como mudar de MEI para ME?

Normalmente a grande maioria dos empresários Brasileiros começam pela modalidade MEI (Microempreendedor Individual). No entanto, a partir do momento que a sua empresa passa a faturar mais, será preciso mudar de MEI para ME (Microempresa).

A mudança é necessária a partir da necessidade de ter sócios, filiais, um número maior de empregados ou faturamento maior que R$ 81 mil por ano. Existem duas maneiras que realizam a alteração do regime tributário, que são: automática e espontânea.

Em casos obrigatórios, a alteração ocorre de forma automática quando o faturamento anual exceda em até 20% do limite máximo. Neste caso, o pagamento da diferença dos impostos será feito no primeiro DAS do ano seguinte, incluindo valores retroativos, e mudança passa a valer a partir do primeiro dia do ano seguinte.

Entretanto, caso o empresário deseje alterar o regime tributário, mesmo não se enquadrando dentro das modalidades citadas, é preciso procurar a Receita Federal para realizar a solicitação de forma espontânea. No entanto, as regras do Simples Nacional passam a valer somente a partir de primeiro de janeiro do ano seguinte.

A mudança deve ser feita através do site do Simples Nacional. Porém, é importante contar com a ajuda profissional para uma análise, para que sua empresa seja enquadrada no regime correto.

Após realizar as alterações, é necessário comunicar a SEFAZ e a prefeitura do seu município, para que você tenha a autorização para emitir novas notas fiscais sob o novo regime tributário.

Mas, fique atento. Pois, caso haja a necessidade de realizar a troca do regime tributário, faça a solicitação com antecedência. Porque o processo leva alguns dias para ser completado.

A vantagem de passar de MEI para ME é que, de acordo com a Lei Complementar de nº 139/2011, o microempresário poderá ter faturamento anual de até R$ 360 mil. Porém, ao passar de MEI para ME, você começará a pagar uma taxa fixa, de aproximadamente R$ 50,00.

Além disso, é necessário ter atenção redobada com essa alteação de MEI para ME, pois os patrimônios pessoal e empresarial são unificados neste módulo. Por isso, é preciso cuidado com a declaração do valor total anual, para não exceder o limite máximo deste regime.

Portanto, está pensando em fazer a solicitação de alteração do regime tributário atual da sua empresa? Conte com nossa equipe especializada. Será um prazer te ajudar!! Estamos disponíveis pelos telefones (17) 3524-4940 e 99606-0313.