Em toda venda de um produto ou serviço, é importante a emissão da nota fiscal. Afinal, a nota fiscal é um documento para comprovação tributária das movimentações comerciais e para o pagamento de impostos. As notas fiscais também ajudam os gestores na organização dos dados da empresa, como o faturamento, estoque, lucro, entre outros. Muitos empresários têm dúvidas sobre a emissão e como é a obrigatoriedade.
O microempreendedor individual (MEI) é o único que só tem obrigação de emitir a nota fiscal no caso de comercialização com pessoas jurídicas. Já os outros empresários precisam emitir para pessoas físicas e jurídicas.
Existem diversos tipos de nota fiscal eletrônica, cada uma para uma finalidade. Conheça alguns tipos a seguir.
NFS-e (Nota Fiscal de Serviço eletrônica)
A nota mais comum e utilizada por empresas que prestam serviço. Várias categorias podem emiti-la, empresas como petshops, oficinas mecânicas, salões de beleza, etc.
NFC-e (Nota Fiscal de Consumidor eletrônica)
O antigo cupom fiscal utilizado no comércio para o consumidor final pode ser substituído por essa nota fiscal eletrônica.
CT-e (Conhecimento de Transporte eletrônico)
Esta é uma nota fiscal eletrônica exclusiva para empresas que prestam serviço de transporte ou frete.
MDF-e (Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais)
Quando a carga possui mais de um destino e as operações são interestaduais, a MDF-e é a nota que será emitida para comprovar a atividade.
Nota Fiscal de Importação e Exportação
Empresas que trabalham com compra e venda através da importação e exportação devem emitir a nota fiscal para comprovar suas operações.
Com as notas fiscais eletrônicas a sua empresa comprova o pagamento dos impostos e mantém a confiança dos clientes e parceiros. Lembrando que a nota é um direito do consumidor, pois garante a troca, devolução ou assistência técnica para produtos que apresentam defeito.
E ainda, a emissão eletrônica traz benefícios como a diminuição de custos da impressão, de envio, otimiza o tempo, é mais segura, reduz erros de preenchimento, simplifica processos e espaço de armazenamento. Além da diminuição do impacto ambiental!
Em caso de dúvidas sobre emissão, registro e gerenciamento, a Contabilidade em Dia é sua parceira ideal. Propomos soluções assertivas pensadas especialmente para a sua empresa!