Independência é ser dono do próprio negócio

5 passos para montar o próprio negócio. 📝

Defina uma atividade.
É primordial saber qual atividade a empresa irá exercer. Pois, além das licenças obrigatórias para a abertura de qualquer negócio, existem atividades específicas que exigem documentos também específicos.

Estipule o capital inicial.
Para iniciar o seu negócio, é necessário recursos para assumir as chamadas despesas pré-operacionais. Além das licenças já previstas, existe local, equipamentos, máquinas, mobiliário e o marketing, claro! Mensurar os possíveis gastos iniciais é imprescindível para a empresa.

Defina um endereço.
Seja virtual ou real, toda empresa precisa de um endereço, pois existem procedimentos obrigatórios de vistoria que passam pela prefeitura e bombeiros. Portanto, na hora de escolher o lugar, avalie se ele é condizente com a atividade da empresa.

Procure um Contador.
Com a orientação de um contador, será muito mais fácil passar pelo processo de licenças, cadastros e inscrições que sua empresa irá precisar. Um bom contador faz um contrato social bem feito; enquadramento correto da empresa na Receita Federal e Prefeitura; escolha do regime tributário mais adequado; orientações importantes para administração e gestão burocrática.

Determine o tipo da empresa.
A empresa pode ser tanto em modelo de sociedade, como um negócio individual. Caso opte por uma sociedade, se atente ao percentual concedido aos sócios e ao valor investido.

É preciso analisar bem antes de abrir qualquer negócio. Mas tenha em mente: jamais desista dos seus sonhos e acredite em seu potencial! 🏆

Ainda tem dúvidas de como lidar com sua empresa? Entre em contato conosco. 😁