Defina metas inteligentes

Gerenciar um negócio não é tarefa simples. Existem vários processos que devem ser feitos e pensados para que a empresa prospere cada dia mais. Pensando nisso, nós da Contabilidade em Dia, vamos falar um pouco da importância das metas e da metodologia utilizada para colocar isso em prática, sem desmotivar o colaborador.

Quando pensamos em melhoria, precisamos definir um processo para que isso ocorra. E, a melhoria vem através da meta, que será o que determinará onde e quando você obterá esse resultado. Mas, não é apenas instituir uma meta qualquer. É preciso que ela seja bem definida, para você gerenciar a eficiência dos seus processos e da sua equipe.

Ao contrário do que muitos pensam, a meta não deve ser comemorada apenas quando batida, mas, estar sempre presente para medir a eficiência da empresa. Portanto, se você não tem uma meta, precisa defini-la urgentemente. E, para isso, precisará estudar o que precisa ser melhorado dentro do seu negócio.

Se você já tem uma meta que por vezes é batida e outras não, é preciso saber o que houve e estudar o real motivo para mudar isso. Mas, a meta precisa ser realista e atingível. Não adianta instituir uma meta que será impossível de ser batida e que desmotivará os colaboradores. A meta deve servir para incentivar os funcionários a darem o melhor de si. Além disso, é preciso que a meta esteja clara para que todos entendam qual é a meta e como irão alcançá-la.

Um método simples para definir metas, é o método de Lacunas, que leva em conta o benchmark interno do seu negócio, sem necessidade de projeções de mercado e que visa atingir o que há de melhor na parte interna do seu negócio. O diferencial dessa metodologia é que ela pode ser aplicada em diferentes tipos de metas, como para venda de uma empresa, produção. Etc.

Portanto, vamos aliar a metodologia de Lacunas a meta SMART, que visa ser específica (Specific), mensurável (Measurale), atingível (Attainable), realista (Realistic) e temporizável (Time bound), para criarmos uma ótima estratégia, para que seu negócio passe a ter uma meta atingível e motivadora para todos os envolvidos.

Usando a meta Smart
S (Specific) – A meta precisa ser específica, ou seja, ter clareza para ser entendida pelo colaborador e ser alcançada;

M – (Measurale) – É preciso mensurar quanto deverá ser aumentado na produção ou venda, de acordo com seu negócio;

A – (Attainable) – A meta precisa ser algo atingível. Já imaginou colocar uma meta que ninguém conseguirá bater? Os colaboradores ficariam frustrados e desmotivados.

R – (Realistic) – Sua meta precisa ser realista e relevante. Portanto, é preciso que todos entendam qual a importância e o impacto que a meta terá para o negócio.

T – (Time bound) – A meta deve ser temporal, ou seja, ter um prazo para ser batida, como em um mês ou mais, o que instiga que todos se empenhem cada dia mais, pois existe prazo para que a meta termine.

Colocando em prática
Vamos usar um exemplo: Se você tem uma padaria, com quatro padeiros, e resolve aumentar a produção. Para explicar a cada um deles que haverá um aumento na produção, primeiro você terá de pensar na meta Smart e no modelo lacuna para aplicá-la. Como? Simples: calcule quantos pães são produzidos em média por cada padeiro; pense no horário de pico da padaria em que existe uma maior procura por pães e veja se está suprindo a necessidade dos clientes; faça um cálculo de quantos pães são produzidos por cada padeiro e quantos você precisará produzir para suprir a necessidade da sua padaria e em quanto tempo essa produção deverá ser realizada. A partir daí, trace a meta.

Por exemplo, imagine que você já fez todos estes cálculos e criou a meta, que será de aumentar a produção diária de pães por padeiro para 600 pães, no período entre 6 e 9 horas da manhã, em quatro meses. Quando for explicar sobre a meta e o aumento, seja claro, mensure quanto deverá ser aumentado na produção (neste caso, serão 600 pães por padeiro, por dia); mostre que a meta é possível de ser atingida (no exemplo, será no período entre 6 e 9h da manhã, dentro de quatro meses); demonstre sua relevância/importância (suprir a necessidade e a procura dos clientes); e o prazo em que a meta deverá ser cumprida (no exemplo, será de quatro meses). Desta forma, os colaboradores trabalharão sabendo o quanto deverão produzir, em quanto tempo, sem desanimarem.

Esperamos ter ajudado com a definição desta meta prática e objetiva. Caso precise, entre em contato com a Contabilidade em Dia. Será um prazer atendê-lo!!

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