Cuidados em decisões importantes

Tomar decisões nunca foi tarefa fácil. Principalmente quando se trata de negócios. Mas, existem momentos em que é inevitável a tomada de decisões. Normalmente pensamos muito para tomar determinadas decisões. Pensamos em algumas variáveis, usamos um pouco de intuição, pesquisamos dados e números, entre outros fatores complexos.

Isso ocorre porque temos incertezas e insegurança para tomar decisões, com certa angústia, pelo receio de errar. É muito comum demorarmos para tomar decisões, uma vez que buscamos todos os dados possíveis, para ter a decisão mais assertiva possível.

No entanto, conseguir validar todas as hipóteses pode ser muito demorado e atrasar uma decisão que seria urgente ou que poderá custar um valor alto para sua empresa. Por exemplo, se sua empresa deseja lançar um novo produto ou startup, é necessário levar em conta alguns fatores para não tomar decisão precipitada, mas nada que demore demais.

Um exemplo disso são aparelhos celulares. Eles sempre têm atualizações. Porque se a empresa que fosse lançar o smartphone ficasse pensando em todas as atualizações do sistema e possíveis problemas para lançar o aparelho ideal, o lançamento poderia demorar muitos anos e o concorrente passar na frente com lançamento semelhante.

Portanto, é possível tomar decisões e ir melhorando-a, conforme for recebendo feedbacks. É possível tomar a decisão usando três engrenagens em situações diferentes: experiência, intuição e razão.

Experiência
Todas as experiências que temos em nossas vidas são armazenadas em nosso cérebro. A utilidade desse armazenamento é justamente o momento em que você precisa tomar uma decisão importante e busca em seu subconsciente a melhor maneira. E é assim que você deve agir em sua empresa. Nem sempre você precisa buscar dados que evidenciem aquele pensamento, você já viveu a situação de adquirir ou não um novo fornecedor, de contratar ou não um funcionário, e a forma rápida de escolher o caminho é usar a sua experiência.

Intuição
O instinto é um mecanismo natural do nosso corpo, ele dispara impulsos necessários para a nossa sobrevivência. Ela nos ajuda na tomada de decisões imediata!, agindo naquele momento que não temos tempo em analisar as possibilidades e tomar uma decisão racional.

Razão
Esta é a forma que garante que você vai tomar a decisão certa. Pois, ela ativa a região do cérebro chamada córtex pré-frontal, ela é ligada ao nosso comportamento, aos pensamentos complexos e raciocínio lógico. Ele é ativado para fazer comparações, para tomar uma decisão complexa, o cérebro vai comparar as consequências de cada decisão, buscar qual será a mais vantajosa.

Por isso, não tenha medo de tomar decisões. Porque uma empresa que toma decisões, vai muito mais longe do que aquela que analisa todas as possibilidades e ficam estagnadas.

Além disso, é possível fazer um checklist para te ajudar na hora da tomada de decisão, como:

1. Identifique o problema ou a oportunidade;

2. Analise as alternativas;

3. Avalie possíveis resultados;

4. Não tome decisões sozinho.

A partir daí, você estará mais preparado para tomar decisões. Desde que com cuidados necessários e não exagerados.

E aí, como podemos te ajudar? Entre em contato com a Contabilidade em Dia, podemos fazer uma consultoria financeira, para melhorar o planejamento da sua empresa.

Estamos disponíveis pelos telefones (17) 3524-4941, 99606-0313 e pelo e-mail contato@contabilidadeemdia.com.br.