Mas o que é?
O Balanço Social é um conjunto de informações que demonstra as atividades de uma entidade privada com a sociedade a ela está diretamente relacionada!
Entende-se por informações de natureza social e ambiental: a geração e a distribuição de riqueza; os recursos humanos; a interação da entidade com o ambiente externo e a interação com o meio ambiente.
É um compromisso da responsabilidade para com a sociedade, por meio da prestação de contas do seu desempenho sobre o uso e a apropriação de recursos que originalmente não lhe pertenciam. O Balanço Social é um mecanismo utilizado para a melhoria da imagem das organizações, além de dar transparência às suas atividades de forma a ampliar o diálogo entre elas e a sociedade. Serve também como ferramenta de gestão da responsabilidade social, sendo uma forma de vislumbrar os compromissos estabelecidos sobre a responsabilidade social em direção à sustentabilidade.
Ao fazer um balanço social, a organização propõe um diálogo com diversos públicos envolvidos, além de governo e sociedade.
Como ciência, a contabilidade passou a contribuir para a proteção ambiental, pois ela virou o elo entre sistema econômico e meio ambiente. Assim, empresas apresentam seu lado social por meio de Balanço Social, fortalecendo a sua responsabilidade social empresarial!
Importante ressaltar que o Balanço Social não é apenas saber como fazer um relatório social com as ações sociais apoiadas pela empresa. Muito mais do que isso, o Balanço Social de uma empresa está relacionado ao Planejamento Estratégico. Isso porque, cada vez mais, existe uma preocupação com investimento em ações de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) como doações para organizações sociais na comunidade, investimento em ações de benefício para os funcionários , proteção ao meio ambiente etc. E é no planejamento que a empresa define suas estratégias.