Nos últimos meses, a procura por máscaras e outros equipamentos de proteção individual (EPIs) tem sido expressiva. Isso porque o uso tem sido obrigatório para auxiliar no combate e proteção ao coronavírus.
Especialistas recomendam uma série de ações, que devem ser tomadas em conjunto com o uso da máscara, como lavar as mãos, evitar tocar olhos, nariz, boxa e não tocar em pessoas, para reduzir o risco de contágio e obtermos êxito no combate ao vírus.
E, desta mesma forma que usamos a máscara e tomamos as medidas preventivas, existe a projeção do Fluxo de Caixa, uma estratégia para proteger sua empresa das ameaças e perigos financeiros.
Esta estratégia é importante porque responde se seu negócio possui uma reserva de caixa, para cobrir as despesas sem a entrada de novos recursos e quanto tempo sua empresa consegue sobreviver sem novas entradas. Através desta estratégia, também é possível elaborar métodos que auxiliem em tomadas de decisões e elaboração de novos planejamentos.
Portanto, é imprescindível em momentos de crise ter um bom planejamento e gestão, com foco em liquidez, para garantir a sobrevivência nesse período. Avalie os saldos de caixa, contas a pagar e receber nos próximos meses, não só neste período de crise, mas de forma constante, prevendo, inclusive, alguns impactos, como:
Redução ou aumento da receita;
Aumento ou queda da inadimplência;
Necessidade de empréstimo preventivo;
Cortes e prorrogação de despesas preventivas;
Isenção e adiantamento de tributos e taxas;
Redução da jornada de trabalho, férias antecipadas e banco de horas.
Em suma, diante do cenário atual, é de extrema importância e necessidade ter ações estratégicas, que possam ser acompanhadas com projeções futuras.
Precisa de ajuda? Nós podemos te ajudar a organizar um planejamento e criar estratégias para ajudar a sua empresa a superar este momento de crise. Entre em contato com a gente através dos telefones (17) 3524-494 ou 99606-0313.