Manter os processos financeiros, contábeis e fiscais integrados hoje em dia se tornou essencial, devido às mudanças constantes que têm ocorrido na legislação que envolve essas áreas. Por isso, a integração visa manter todos os processos rotineiros sob controle e, consequentemente reduzindo os riscos que podem afetar o orçamento empresarial.
Segundo o Sebrae, cerca de 40% das empresas encerram as atividades no segundo ano de existência por falta do controle financeiro. Por isso, confira a seguir alguns dos principais riscos de não se manter a integração dos processos financeiros e contábeis:
– O primeiro é a falta de agilidade em que as tarefas são desenvolvidas no dia a dia;
– Aumento dos erros diários, com falhas nos procedimentos rotineiros;
– Menos precisão nas decisões contábeis, pois não há análise e avaliação do desempenho econômico e financeiro da empresa com precisão;
– Menor cumprimento dos prazos e organização de documentos da empresa;
– Menor compreensão sobre a situação real econômica da empresa;
– Entrega de demonstrações financeiras do negócio de forma desorganizada e fora do prazo;
– Falta de controle e organização dos documentos que devem ser enviados ao Governo;
– Falta de controle de caixa da empresa, o que acarretará em erros e mais gastos da empresa, dificultando seu crescimento. Pois, não há um orçamento trabalhado e planejado para o crescimento da mesma;
– Menos segurança e estabilidade econômico, pois as contas não são mantidas em dia, ocorrendo surpresas e despesas não programadas.
Caso você ainda não tenha um contador ou ficou com alguma dúvida, entre em contato com a Contabilidade em Dia ☎ 17 3524-4941 | 📱 17 99606-0313!!