É extremamente importante cuidar da saúde financeira de toda empresa. Para isso, é preciso ter uma série de cuidados, dentre eles, ficar constantemente de olho nos indicadores, para evitar que prejuízos incalculáveis ocorram. Para evitar isso, nós da Contabilidade em Dia, preparamos este artigo para falar um pouco sobre a importância deles para que você possa tomar decisões corretas e assertivas.
Os indicadores são dados que não podem faltar em uma empresa, eles são as métricas calculadas por meio de dados obtidos nos demonstrativos de resultados do negócio. Faça uma análise do balanço patrimonial para avaliar a situação econômico-financeira da empresa. Com esta análise, é possível extrair diversos índices e indicadores que ajudam na definição do rumo das empresas.
Um dos indicadores muito importante é o EBITDA, também chamado de LAJIDA (Lucro Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização), que evidencia o quanto uma empresa gera de recursos por meio de suas atividades operacionais. Um outro, também importante, é o EVA (Valor Econômico Agregado), que representa o lucro oriundo dos ativos da empresa subtraídos do custo de oportunidade do capital empregado, que revela se a empresa está ou não agregando valor.
Além disso, tem os indicadores de Custo de Capital, que serve para que empresários, investidores e credores conheçam o que afeta a lucratividade do negócio, para que saibam de antemão algumas características da empresa para qual disponibilizarão recursos. Os indicadores de Custo de Capital são segmentados em: Custo de Capital de Terceiros (Ki), Custo do Capital Próprio (Ke) e Custo Médio Ponderado do Capital (WACC).
Além dos indicadores, existem os índices que auxiliam administradores, gestores, investidores, analistas de mercado, fornecedores, bancos, dentre outros interessados, pois são ferramentas que viabilizam a avaliação da capacidade de pagamento das empresas diante das suas obrigações.
Dentre os tipos de índices estão os Índices de Liquidez, que são divididos em: Liquidez Corrente, Liquidez Seca, Liquidez Imediata e Liquidez Geral.
Além disso, existem os Índices Operacionais, que permitem conhecer a evolução da atividade operacional da empresa, que são: Rotação dos Estoques (RE), Idade Média dos Estoques (IME), Prazo Médio de Cobrança (PMC) e Prazo Médio de Pagamento (PMP).
Também existem os Índices Financeiros, de vital importância para investidores, bancos, credores, analistas de mercado e outros agentes interessados nas demonstrações financeiras das empresas, são eles: Margem Líquida (ML), Retorno sobre os Ativos (ROA), Retorno sobre o Investimento (ROI), Retorno sobre o Patrimônio Líquido (ROE) e Grau de Alavancagem Financeira (GAF).
Portanto, é extremamente importante realizar a análise e gestão dos indicadores e índices, para adquirir uma visão estratégica e tomar a de decisão por dados concretos, sem correr sérios riscos.
Você não tem conhecimento desses indicadores? Nós podemos te ajudar. Entre em contato com a Contabilidade em Dia pelos telefones (17) 3524-4941 / 99606-0313.