É um termo que simboliza a nova postura do contador, que apresenta o contador atuando como um consultor de negócios. Nessa nova postura o contador que é capaz de identificar as dores do empresário, saber o que ele precisa melhorar na sua empresa e ajudar o empresário a resolver essas dores.
A atuação dele se assemelha a de um médico para as empresas, onde ele faz o diagnóstico do problema e passa um prognóstico com o que o empresário precisa fazer para melhorar o desempenho da sua empresa e alcançar melhores resultados.
E essa nova postura se opõe a do contador antigo, que é aquela do contador despachante, que só se preocupa em entregar folha de pagamento e guia de impostos. Esse contador antigo está muito ameaçado pela contabilidade online e guerra de preços existente no mercado.
O planejamento fiscal ou planeamento fiscal é uma forma de minimizar os custos fiscais. Sucintamente, o planejamento fiscal terá de respeitar a lei de forma integral, procurando, no entanto, negócios jurídicos com menor ou nula tributação. Esta é uma atividade lícita, e devidamente tutelada na forma jurídica.
Planejamento Financeiro
É uma projeção de receitas e despesas que tem por finalidade indicar a situação econômica geral de uma pessoa, empresa ou projeto. A partir de um planejamento financeiro, é possível definir quanto de dinheiro está disponível e, assim, direcionar seu uso.
Gerenciamento Financeiro
Compreende o registro e análise de todas as informações relacionadas ao uso de dinheiro nas operações da empresa, quer seja compras, produção, execução de serviços, despesas em geral, recebimentos, investimentos, retirada de lucro etc.
Calcula os valores da rescisão do contrato de trabalho de um empregado. Estima o valor devido por horas-extras trabalhadas e não pagas a um empregado. Anualiza os rendimentos de um assalariado, mostrando os seus reais proventos, bem como o custo associado da empresa contratante.
Estudo de Viabilidade Econômica Financeira
Buscamos avaliar a aplicabilidade do negócio e obtemos uma projeção do seu comportamento frente ao mercado, dando uma maior segurança a investimentos seja em novos empreendimentos ou em empresas consolidadas.
Assim, o estudo de viabilidade (EVEF) é capaz de avaliar as condições para que um novo produto, processo ou serviço torne-se lucrativo. Muitas empresas encaram as análises matemáticas de forma estratégica para priorizar quais produtos devem ser lançados e quais áreas têm maior potencial para cada segmento de cliente.
Estudos de Viabilidade Ambiental e Locacional
Estudos de viabilidade ambiental e locacional são de extrema importância para novos empreendimentos, pois esses estudos avaliam as particularidades e características das áreas escolhidas para a instalação de um novo empreendimento ou de uma nova empresa.
Diversos fatores devem ser avaliados durante a escolha de um site para implantação de um empreendimento, tais como: impeditivos ambientais, comunidades do entorno, leis regionais, aspectos socioeconômicos, entres outros. Após a análise desses fatores, o CTA fornece ao empreendedor a possibilidade de avaliar as melhores alternativas locacionais para que a implementação do novo empreendimento ou empresa seja realizada de forma tranquila e sem surpresas.
A reestruturação empresarial, é um trabalho de análise permanente de criação, implementação, aprimoramento de sistemas, pessoas, processos, indicadores e informes gerenciais.